quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Por que o Flamengo é o único campeão brasileiro de 1987?


Este texto é um complemento ao artigo de Gustavo Poli, O campeonato sem fim, sobre a confusão que tomou conta do campeonato brasileiro de 1987. Até hoje não há consenso sobre quem foi o campeão. Para a CBF foi o Sport, já para o Clube dos Treze e a maioria dos torcedores brasileiros, foi o Flamengo. O artigo é ótimo, mas peca pela tentativa de ser imparcial, não pondo fim a questão e assumindo seu impasse.


Lembremos, o único argumento válido para o Sport ser considerado campeão de 1987 é o argumento "legalista".

Mas este argumento não tem base forte, é delicado, e ao lembrarmos de alguns marcos legais e históricos de 1986 e 1987, percebemos que o Sport não deveria fazer parte nem do Módulo Verde. Vejamos 4 quetões:


1- Pelo regulamento da CBF de 1986, o campeonato de 1987 teria somente 24 clubes. O Sport terminou o campeonato de 1986 em 28o lugar. Logo, de acordo com o regulamento da CBF, jogaria a segunda divisão de 1986.


2- Ponte Preta-SP e Treze-PB fizeram campanhas melhores que a do Sport em 1986, ficando reespectivamente nas 22a e 24a posições. Contudo, foram excluídos do módulo amarelo, sendo o Sport privilegiado pela CBF.

Portanto, de acordo com o mérito esportivo, o Sport deveria jogar a segunda divisão de 1987.


3- A própria CBF abriu mão de organizar o campeonato de 1987. O Clube dos Treze acabara de ser fundado. Não havia uma ordem legal estabelecida em 1987, a organização do futebol passava por uma crise de poder. Portanto, não há como reivindicar "legalismo" na ausência de uma ordem legal. Não haviam regras estabelecidas. A maior evidência disso é que de acordo com as regras o Sport jogaria a segunda divisão de 1987.


4- O melhor critério para este caso é a democracia consuetudinária, popular e clubística. Em 1987 a ampla maioria dos brasileiros sagrou o Flamengo campeão brasileiro, muito poucos se importavam com o que ocorria no módulo verde, que não conquistou o gosto da população. E como o próprio artigo do Gustavo Poli lembra, no Conselho Arbitral - que representava a precária democracia dos clubes - 24 clubes votaram pelo Flamengo campeão brasileiro em 1987, e somente 5 clubes votaram a favor do cruzamento entre os módulos verde e amarelo. O próprio Conselho Nacional de Desportos considerou a exepcionalidade da crise de poder no futebol em 1987, e achou o critério da vasta maioria absoluta suficiente para referendar o que já havia sido decidido pelas ruas do País: o Flamengo como o único campeão brasileiro legítimo de 1987.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente exposição de argumentos. Me dá pena saber que o que é considerado como maior título da história do Sport seja o campeonato brasileiro da 2a divisão de 1987.